Óbidos é uma cidade e um município do Estado do Pará, Brasil. Localiza-se na microrregião de Óbidos, mesorregião do Baixo Amazonas.O município tem 47 779 habitantes (2003) e 26 826 km².
A cidade foi erguida na margem esquerda do Rio Amazonas, distante 1.100 quilômetros de Belém por via fluvial, em um trecho onde as margens daquele rio tornam-se mais estreitas e o seu canal mais profundo, formando, como se diz na região, a "garganta do rio Amazonas", ou a "fivela do rio", como preferem outros. Nesse ponto a largura do rio é de cerca de 1.890 metros em seu leito normal.
Tem origem num forte erguido em 1697, tendo o muncípio sido criado em 1755, em homenagem à vila portuguesa de mesmo nome.
É em Óbidos que acontece o ponto mais estreito e profundo do rio Amazonas. E por isso os portugueses construíram, ali, as instalações militares que arrecadavam os impostos da Coroa e impediam a passagem de invasores para o interior.
De ruas estreitas, casario baixo, pequenos sobrados e lojas de esquina, Óbidos acabou apelidada de “Cidade Presépio” pelos paraenses. No Forte Pauxis, é possível admirar o enorme esforço da engenharia colonial, e na igreja de Sant´Ana, a simplicidade da arquitetura religiosa do século XVII.
Mas é no Carnaval que os tempos coloniais ressurgem mais fortemente. A festa é muito próxima do antigo entrudo, com foliões mascarados, “batalhas” de amido, e toda a irreverência que se puder ter. É o Carnapauxis, que leva milhares de pessoas à cidade, todos os anos.
A base da economia local é a fibra de juta, a castanha do Pará e a pesca, sendo que a cidade está equipada com um porto fluvial que permite a atracação de navios de grande porte, para o escoamento da produção da região.
Pontos Turísticos:
CURUMÚ
Curumú é uma região do município de Óbidos, localizado na zona rural, nas proximidades da cidade. A Vila União do Curumú, às margens do Lago do Curumú, é de fácil acesso, tanto por via fluvial, com duração de duas horas, quanto por via terrestre, levando cerca de 30 minutos, por uma estrada não pavimentada, com aproximadamente 30 Km.
O Curumú possui vários atrativos, tanto na vazante quanto na cheia. Destacamos o Lago do Curumú, as praias (na vazante), a Cachoeira do Pancada (ou Curumú) e a Serra do Curumú, que possui cerca de 120 metros de altura e é vista em toda redondeza.
O Lago do Curumú com aproximadamente 1.000 metros de extensão, possui água azul – esverdeada e está ligado ao Rio Amazonas por um canal, por onde as embarcações circulam. A fauna é representativa, com garças, maguaris e variadas espécies de pássaros. É considerado piscoso, sendo o Tucunaré seu principal pescado, além de outros tipos como o pirarucu, surubim, curimatá, tambaqui, etc.
No verão, as praias surgem em quase toda a sua extensão. Praias de areia branca que oferecem aos seus visitantes momentos de raro prazer e são constantemente utilizadas para o lazer dos obidenses, que geralmente chegam em excursões. No mês de setembro, quando acontece o evento denominado Festival do Tucunaré, durante três dias, os visitantes enchem essas praias que são de rara beleza.
A Cachoeira do Pancada (ou do Curumú), possui uma queda d’água considerada baixa, com cerca de 7 metros de altura, mas com um forte volume. Para chegar à cachoeira, enfrenta-se uma caminhada, da beira do lago até a cachoeira, que dura aproximadamente 45 minutos. Chegando na cachoeira, ninguém resiste a um refrescante banho em suas quedas, com águas geladas, que correm entre a mata até Lago do Curumú.
SERRA DA ESCAMA
Um dos pontos turísticos mais bonitos do Município de Óbidos, no Oeste paraense, é a Serra da Escama que abriga, em um dos seus picos, a Fortaleza Gurjão.
A Serra da Escama, fica na margem do Lago dos Pauxis, mais conhecido como Laguinho, que na seca tem-se acesso por terra e na cheia através de canoas, barcos, etc. Na outra margem do Laguinho, fica a Cidade de Óbidos.
Para chegar a Fortaleza Gurjão, tem que subir a serra por uma trilha ingrime, pelo meio da mata virgem, por aproximadamente 30 minutos. No alto da serra, com 81 m de altura, está situada a Fortaleza e de onde se tem um visão previlegiada da cidade de Óbidos.
CURUÇAMBA
- Transporte para Óbidos: a partir de Santarém, por barco, ou de Belém e Manaus.
FONTE:
Paratur - http://www.paraturismo.pa.gov.br/destinos/tapajos_obidos.asp
Chupa Osso - http://www.chupaosso.com.br/turismo.php