Meio Ambiente: As plantas mais venenosas

No mundo existem muitas plantas venenosas, mas não dá para fazer um ranking das mais venenosas, porque o efeito da toxina varia de pessoa para pessoa, a quantidade de veneno varia bastante de planta para planta, e porque existem várias formas de contágio.Todavia destaco algumas que são conhecidas de muitos por serem altamente letais.


Jequiriti ( Abrus precatorius L.)


As sementes vermelhas dessa planta tem uma sustância chamada abrina, que mata quando mastigada. Os efeitos são que a abrina provoca a aglutinação das hemácias, formando coágulos e impedindo a circulação corpórea.É preciso levar a vitima rapidinho para o hospital, para serem feito uma lavagem gástrica e medicar o paciente com anticoagulantes.O jequiriti ficou conhecida em todo mundo no filme A lagoa Azul.






Comigo-ninguém-pode ( Dieffenbachia picta Schott)



Essa planta é muito comum como ornamental em casas, além de ser tida como amuleto contra mau-olhado, no entanto o caule e as folhas têm cristais de oxalato de cálcio, substância que provoca inflamações no corpo, quando mastigada, a planta fere as mucosas da boca, faringe e cordas vocais. A inflamação causa inchaços que impedem a passagem do ar e podem levar à asfixia.O tratamento é levar a vítima ao hospital para receber analgésicos contra a inflamação e passar por uma lavagem gástrica.







Pinhão-de-purga ( Jatropha curcas L.)

O pinhão-de-purga contém ricina nas sementes, ela causa aglutinação das hemácias e dificulta a circulação do sangue, a ingestão de quatro ou mais sementes pode causar a morte. A vítima deve passar por uma lavagem gástrica e tomar soro para não ficar desidratado. Essa planta é considerada uma planta daninha em lavouras e nas zonas rurais.





Mamona ( Ricinus communis L.)




A semente da mamona tem ricina que é uma toxina letal, causa coágulos sanguíneos,queimação na garganta, vômitos intensos, taquicardia e diarréia. Há casos de várias mortes de crianças que ingeriram uma única semente de mamona. O tratamento é a internação imediata, com lavagem e anticoagulantes.










Mandioca-brava ( Manihot utilissima Pohl)

A mandioca-brava é uma planta muito comum no Brasil, suas raizes e suas folhas possuem linamarina (no látex, notadamente na casca da raiz e nas folhas) em teor elevado, essa substância transforma-se em ácido cianídrico (altamente tóxico). O efeito da toxina no organismo é a asfixia e convulsões. No hospital além da lavagem gástrica é indicado como antídoto o nitrito de amila. A mandioca-brava é muito utilizada no Brasil, para a fabricação de farinha, mas ela passa por um processo que elimina sua toxidez.



Buchinha (Luffa operculata Cogn.)

A buchinha é uma trepadeira de caule 5-anguloso, gavinhas simples ou bífidas, compridas e vilosas. São poucos os relatos na literatura referentes a intoxicações por esta espécie, sua toxidez em alguns casos pode ser considerada grave, mais ela merece ser comentada porque se têm utilizado esta erva como chás preparados com os frutos, na tentativa de causar aborto. Os sintomas apareceram cerca de 24 horas após a ingestão do chá. Náuseas, vômitos, dores abdominais e dores de cabeça são os sintomas primários, subseqüentemente advêm hemorragias, podendo ocorrer o coma e a morte. Para o tratamento são recomendados apenas a administração de carvão ativado, e tratamento sintomático para distúrbios gastrintestinais.

0 comentários: