Meio Ambiente: Comunidades de Macrófitas Aquáticas

As plantas aquáticas são conhecidas pelos pesquisadores como macrófitas aquáticas (macro = grande, fita = planta). São vegetais que habitam desde brejos até ambientes totalmente submersos (isto é, debaixo d'água). As macrófitas aquáticas são, em sua grande maioria, vegetais terrestres que ao longo de seu processo evolutivo, se adaptaram ao ambiente aquático, por isso apresentam algumas características de vegetais terrestres e uma grande capacidade de adaptação a diferentes tipos de ambientes (o que torna sua ocorrência muito ampla).
Os grupos de macrófitas aquáticas são relacionadas quanto ao seu biótopo,que são denominados de grupos ecológicos.

  • MACRÓFITAS AQUÁTICAS EMERSAS: plantas enraizadas no sedimento e com folhas fora d’água. Ex.:
Taboa (Typha angustifólia L.)
Planta perene, herbácea, ereta, rizomatosa, de caule cilíndrico, com 2-3 m de altura, nativa da Am. do Sul. Propaga-se por sementes e vegetativamente através de rizomas. É bastante vigorosa, chegando a produzir 7 mil Kg de rizomas por hectare.


Outros exemplos: Pontederia, Echinodorus, Eleocharis, etc.
  • MACRÓFITAS AQUÁTICAS COM FOLHAS FLUTUANTES: plantas enraizadas no sedimento e com folhas flutuando na superfície da água.Ex.:
Vitória-régia (Victoria amazônica)
A vitória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica. Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar a ter até 2,5 metro de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distruibuídos em sua superfície.
Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho) é branca e abre-se apenas à noite, a partir das seis horas da tarde, e expelem uma divina fragrância noturna adocicado do abricó, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa. Assim que as flores se abrem, seu forte odor atrai os besouros polinizadores (cyclocefalo casteneaea), que a adentram e nelas ficam prisioneiros. Hoje existe o controle por novas tecnologias (adubação e hormônios)em que é possível controlar o tamanho dos pratos e com isso é muito usada no paisagismo urbano tanto em grandes lagos e pequenos espelhos d'água.


  • MACRÓFITAS AQUÁTICAS SUBMERSAS ENRAIZADAS: plantas enraizadas no sedimento, que crescem totalmente submersas na água. A maioria tem órgãos reprodutivos flutuando na superfície ou aéreos.Ex:
Erva-d’água ( Egeria densa)
Planta perene, aquática submersa, enraizada, herbácea, pouco ramificada. É frequentemente usada em aquários, mas pode ser uma planta daninha, infestando principalmente mananciais de água parada como lagoas, represas e pequenos tanques de criação de peixes.


Outros exemplos: Myriophyllum, Elodea, Hydrilla, Vallisneria etc.

  • MACRÓFITAS AQUÁTICAS SUBMERSAS LIVRES: são plantas que têm rizóides pouco desenvolvidos e que permanecem flutuando submergidas na água em locais de poça turbulência . Geralmente ficam presas aos pecíolos e talos das macrófitas aquáticas de folhas flutuantes e nos caules das macrófitas emersas.Ex.:
Utriculária ( Utricularia foliosa L.)
Planta aquática submersa de mananciais de água parada e rasa, possuindo armadilhas para aprisionar pequenos insetos o outras formas de animais.Facilmente reconhecida no ambiente aquático pelo aspecto filiforme de suas inflorescências que emergem à superfície da água.


  • MACRÓFITAS AQUÁTICAS FLUTUANTES: são aquelas que flutuam na superfície da água. Geralmente seu desenvolvimento máximo ocorre em locais protegidos pelo vento.Ex.:
Aguapé ( Eichhornia crassipes)
Planta perene, aquática flutuante, de caule curto e inflado, com tufo de raízes finais de até 60 cm de comprimento, nativa da Amazônia. É considerada a mais séria planta daninha aquática existente no país, devido a sua rápida proliferação e desenvolvimento, além de suas raízes abrigarem os caramujos transmissores da esquistossomose.


Outros exemplos: Salvinia, Pistia, Lemna e Azolla etc.

A alta produtividade das macrófitas aquáticas é um dos principais motivos para o grande numero de nichos ecológicos e a grande diversidade de espécies animais encontradas na região litorânea, constituindo-se, desta maneira, num dos compartimentos mais complexos dos ecossistemas aquáticos continentais ( PERFOUND,1956 e BERNATOWICZ, 1969).

_______________________________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

PERFOUND, W.T. Primary production of vascular aquatic plants. Limonol Oceong, 1956
BERNATOWICZ,S Macrophytes in tem lake Warnisk and their chemical composition, Ekol Pol, 1969
ESTEVES, F.A. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro: Ed. Interciência, 1998
LORENZI, H. Plantas Daninhas do Brasil: terrestres, aquáticas, parasitas e tóxicas. São Paulo: Nova Odessa, 2000

0 comentários: