Pesca na Amazônia: Pesca No Lago de Tucuruí


O maior Lago artificial do Brasil, originado do represamento do Rio Tocantins para a geração de energia da hidrelétrica de Tucuruí. Localiza-se no sudoeste do estado do Pará.
O lago começou a encher em 1985, deste então ocorreram mudanças significativas na região, pois os pequenos rios e igarapés que desaguavam no Tocantins, eram considerados de altíssima piscosidade, com a inundação destes “braços”, os peixes passaram a ter bastante água durante o ano todo, motivo que levou a proliferação do tucunaré em toda a extensão (2.875 km²) do lago, e isto tem transformado o lago, em um excelente local para a prática da pesca esportiva.
De natureza selvagem, onde encontramos inúmeras ilhas com mata virgem, diversos animais selvagens como: veados, patos selvagem, pássaros, jacarés e outros.

A grande extensão do lago possibilitou-nos a escolha de ótimos locais para a prática da pescas esportivas, locais estes distantes dos pequenos vilarejos existente nas margens, mantendo assim bom resultado em nossas pescarias.
Por se tratar de um lago artificial, a profundidades em determinados pontos é grande, assim exigindo que o pescador use todo o seu conhecimento para alcançar seu objetivo.
A pesca pode ser praticada tanto com isca artificial como com natural, pois em pontos com fundo rochoso (antigo leito do rio Tocantins), encontramos grandes bagres e outros peixes, porém o peixe predominante é o tucunaré, que em média chega a alcançar 4,5 lb.
Nesta aventura encontramos locais como o "lourenção", um enorme pedral no rio Tocantins há poucas horas da sede do município de Marabá ou ainda podemos subir o rio em direção ao encontro dos rios Tocantins e Araguaia, são locais onde podemos encontrar peixes como: cachorra, barbados, jaús, pirarara, pacu, caranha(Pirapitinga) e o tucunaré.


Geralmente em Julho ou Agosto ocorre em Tucuruí o TOPAM que é um dos maiores eventos de pesca esportiva do país e ao longo desses dez anos, atrai turistas do mundo inteiro. Os participantes têm a oportunidade de ver de perto o que a natureza nos fornece. A finalidade do TOPAM é pescar e soltar, assim proporcionar ao participante a satisfação em ter em suas mãos, mesmo que por alguns instantes, um dos peixes mais lutadores da Amazônia e mais esportivos do Brasil: o Tucunaré.
__________________________
FOTOS DO AMAZON PESCA

0 comentários: