Meio Ambiente: O Local Mais Úmido e o Mais Seco do Planeta


O local mais úmido do mundo fica em de Mawsynram, uma vila no Montes de Khasi de Meghalaya Estado no nordeste da Índia, 56 quilômetros de Shillong. Lá, a média anual de chuvas chega a 11873 mm, seis vezez mais do que a úmida Manaus (AM), por exemplo. È interresante que toda essa água costuma cair apenas num período do ano, entre junho e setembro. Isto é ocasionado pelas monções, fenômeno climático que atinge sul e sudeste asiático. “Durante o verão ( que acontece no meio do ano na Índia), os ventos que sopram do oceano trazem para o continente uma massa de ar quente e úmido, descarregando chuvas torrenciais. No inverno, os ventos atuam no sentido contrário, reduzindo as precipitações”, afirma o meteorologista Carlos AugustoMorales, da USP.Por causa das monções, cerca de 70% das chuvas na Índia caem na época do verão. Nos meses de inverno, quando as precipitações correspondem a apenas 1% do total, pode haver até falta d’água. Outro lugar onde as nuvens não dão trégua e o monte Waialeale, na ilha Kauai, no Havaí, que tem media anual de 11684 mm de chuva.
Monte Waialeale

O deserto do Atacama no Chile, 200 km de extensão e é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível. As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas muito conhecida é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.
No município de Arica, um dos mais secos do deserto, a media de chuvas não ultrapassa 0,5 mm por ano .A explicação principal para a aridez do deserto do Atacama é que naquela região é praticamente impossível haver formação de nuvens de tempestades. A leste do deserto, os quase 5 mil metros de altura da cordilheira dos Andes barram a chegada do vapor d’água que vem da Amazônia. A oeste, as águas frias da corrente de Humboldt, no oceano Pacífico, causam uma inversão térmica na costa chilena que dificulta a formação das nuvens altas que trazem chuva.
Deserto do Atacama

______________________________________________
Disponível no site : www. wikipedia.org
Revista MUNDO ESTRANHO edição12, de Fevereiro de 2003

0 comentários: