SOS Planeta Terra: A Extinção das Árvores

“Nossa dependência de plantas é tanto maior quanto mais se avança para o futuro arrasador. Identificar, classificar, preservar e estudar as árvores é indispensável e urgente, muito mais no presente do que no passado ante a ameaça constante de extinção.”
Esta frase escrita por Hermes Moreira em um dos livros de Harri Loenzi, um pesquisador da flora brasileira, reflete a necessidade de conhecer e preservar as árvores. Neste mês onde se comemora o dia da árvore, vejo o mundo que antes era habitado por muitas espécies e imensas variedades delas, hoje com áreas inóspitas e habitadas por construções e campos ocupados pelo homem. Esse avanço e progresso tecnológico ampliam cada vez mais os horizontes urbanos ante um aumento explosivo e o crescimento imperativo da produção agro-industrial, contribuem para rápida destruição dos recursos naturais e desequilíbrio da natureza, principalmente nas regiões tropicais onde ainda existem as maiores diversidades de árvores do planeta.
Neste contexto o Brasil possui a flora arbórea mais diversificada do mundo. A falta de direcionamento técnico e conscientização ecológica na exploração de nossos recursos florestais têm acarretado prejuízos irreparáveis. Espécies de grande valor estão em vias de se extinguirem, assim como os representantes da fauna que dependem dessas espécies, estão condenados.
Um grande exemplo de árvore ameaçada de extinção no Brasil, e a árvore que deu o próprio nome a nação, o Pau-brasil que é denominada cientificamente por Caesalpinia echinata Lam. Embora ela esteja ultimamente sendo muito empregadas em paisagismo urbano e replantadas em parques e áreas de preservação, ela ainda está da lista negra de espécie ameaçada de extinção do IBAMA. Desta forma, embora dificilmente o Pau Brasil seja encontrado em seu habitat natural, não podemos dizer que esta arvore esteja praticamente dizimada. Da mesma forma, a maior parte das árvores nativas ditas "em extinção" em algumas publicações, especialmente jornais e revistas, são facilmente encontráveis em matas remanescentes ou áreas de preservação, desde que em sua região característica.

A árvore Pau-brasil ( Caesalpinia echinata) sendo
utilizada na arborização de praças e jardins das cidades

Além do pau-brasil, existem outras árvores que se encontram em mesma situação, como o Mogno (Swietenia macrophylla), o Jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra) e a Araucária (Araucaria augustifolia), esta última comumente encontrada em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, por risco de desaparecimento, estão proibidos os cortes do Pinheiro brasileiro (Araucária augustifolia), Sangue-de-dragão (Helois cayannensis), Canela-preta (Ocotea catharinensis), Imbuia (Ocotea poprosa) e a Canela-sassáfraz (Ocotea pretiosa), localizadas em áreas naturais da Mata Atlântica. O motivo da redução de exemplares é sempre o mesmo: utilização da madeira. Desta forma aqueles mais utilizáveis, com melhores características para alguma aplicação, são os mais procurados, portanto os mais difíceis de achar como árvore de grande porte. A madeira das árvores é amplamente usada para fazer papel, móveis, edifícios, lápis, tecido, filmes fotográfico e também serve de aditivo para comida, usado na fabricação de queijo, mistura para bolo e até sorvete. É a extração predatória das árvores para estes fins que causa a extinção das espécies. E, à medida que o homem derruba árvores e vai acabando com as florestas, os animais que ali vivem também vão desaparecendo um a um.

O uso de máquinas pesadas para a extração de madeiras na floresta,
o principal fator para a extinção das árvores


Outro fator preponderante é o avassalador crescimento da pecuária e monocultura, principalmente o cultivo da soja, milho e cana. Uma questão também que poucos questionam é que o que contribuem para extinção é o fato da flora nativa, há milhares de ano interagindo com o meio ambiente, passou por um rigoroso processo de seleção natural que gerou espécies geneticamente resistentes e adaptadas ao nosso ambiente, todavia foram introduzidas ao longo da história espécies de outros paises, denominadas de “espécies exóticas”, que não sofreram tal processo e, em hipótese alguma são substituto ideal para a vegetação nativa em todas funções que desempenha no ecossistema, com isso sendo uma ameaça as árvores nativas do Brasil.

Eucalipto uma "espécie exótica" amplamente cultivada no Brasil,
espécie que compete com as árvores nativas.

Mas qual a importância de se preservar e de se plantar mais árvores?

Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.
Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.
As camadas de folhas que se formam a baixo das árvores servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão.
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

As árvores protegem o solo da erosão.

Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criarem ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).

O que pode ser feito para mitigar o problema da extinção das árvores?
Como a metade das árvores que são cortadas no planeta são destinadas à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas. Adote estas ações:
Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando você terminar de usá-lo;
• Coloque um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o ao invés de guardanapos de papel;
• Em casa use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido ao invés de papel;
• Quando comprar papel em uma loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo. Ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para esse papel;
• Peça aos seus pais para não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;
. Respeite as leis ambientais;
• Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro. Por isso, fique de olho: nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da prefeitura. Esta autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se oporem à derrubada desde que justifiquem os seus motivos;
• As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Ajude a preservá-las;
• Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro, este é um direito seu;
• Também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas;
• Aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e saiba como cuidar das plantas;
• Divulgue informações sobre preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.


Ilustração mostra a importância da reciclagem de papel.

Em homengem ao dia da Árvore que tal ler o poema "Velhas Árvores",
de Olavo Bilac?

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
_____________________________________________________________
Fontes de Pesquisa:
LORENZI, HARRI - Árvores Brasileiras vol.1,2002
CARVALHO, P. E. - Espécies Florestais Brasileiras, 1994
http://www.arvoresbrasil.com.br
http://educaterra.terra.com.br/almanaque

0 comentários: