Turismo na Amazônia: Óbidos (Pará)

Óbidos é uma cidade e um município do Estado do Pará, Brasil. Localiza-se na microrregião de Óbidos, mesorregião do Baixo Amazonas.O município tem 47 779 habitantes (2003) e 26 826 km².
A cidade foi erguida na margem esquerda do Rio Amazonas, distante 1.100 quilômetros de Belém por via fluvial, em um trecho onde as margens daquele rio tornam-se mais estreitas e o seu canal mais profundo, formando, como se diz na região, a "garganta do rio Amazonas", ou a "fivela do rio", como preferem outros. Nesse ponto a largura do rio é de cerca de 1.890 metros em seu leito normal.
Tem origem num forte erguido em 1697, tendo o muncípio sido criado em 1755, em homenagem à vila portuguesa de mesmo nome.
É em Óbidos que acontece o ponto mais estreito e profundo do rio Amazonas. E por isso os portugueses construíram, ali, as instalações militares que arrecadavam os impostos da Coroa e impediam a passagem de invasores para o interior.

Vista aérea da frente de Óbidos

Em torno do Forte, e entre os índios Pauxis, surgiu uma pequena cidade, cujos prédios e construções remetem diretamente para a época colonial.
De ruas estreitas, casario baixo, pequenos sobrados e lojas de esquina, Óbidos acabou apelidada de “Cidade Presépio” pelos paraenses. No Forte Pauxis, é possível admirar o enorme esforço da engenharia colonial, e na igreja de Sant´Ana, a simplicidade da arquitetura religiosa do século XVII.
Mas é no Carnaval que os tempos coloniais ressurgem mais fortemente. A festa é muito próxima do antigo entrudo, com foliões mascarados, “batalhas” de amido, e toda a irreverência que se puder ter. É o Carnapauxis, que leva milhares de pessoas à cidade, todos os anos.
A base da economia local é a fibra de juta, a castanha do Pará e a pesca, sendo que a cidade está equipada com um porto fluvial que permite a atracação de navios de grande porte, para o escoamento da produção da região.

Óbidos, Pará. Cidade histórica com rico patrimônio arquitetônico português. O rio é o Amazonas. Uma garganta por onde passa toda á água do rio e com ela a vida, a cultura e a nossa história.

Pontos Turísticos:

CURUMÚ
Curumú é uma região do município de Óbidos, localizado na zona rural, nas proximidades da cidade. A Vila União do Curumú, às margens do Lago do Curumú, é de fácil acesso, tanto por via fluvial, com duração de duas horas, quanto por via terrestre, levando cerca de 30 minutos, por uma estrada não pavimentada, com aproximadamente 30 Km.

Vila União do Curumú

O Curumú possui vários atrativos, tanto na vazante quanto na cheia. Destacamos o Lago do Curumú, as praias (na vazante), a Cachoeira do Pancada (ou Curumú) e a Serra do Curumú, que possui cerca de 120 metros de altura e é vista em toda redondeza.
O Lago do Curumú com aproximadamente 1.000 metros de extensão, possui água azul – esverdeada e está ligado ao Rio Amazonas por um canal, por onde as embarcações circulam. A fauna é representativa, com garças, maguaris e variadas espécies de pássaros. É considerado piscoso, sendo o Tucunaré seu principal pescado, além de outros tipos como o pirarucu, surubim, curimatá, tambaqui, etc.
No verão, as praias surgem em quase toda a sua extensão. Praias de areia branca que oferecem aos seus visitantes momentos de raro prazer e são constantemente utilizadas para o lazer dos obidenses, que geralmente chegam em excursões. No mês de setembro, quando acontece o evento denominado Festival do Tucunaré, durante três dias, os visitantes enchem essas praias que são de rara beleza.
A Cachoeira do Pancada (ou do Curumú), possui uma queda d’água considerada baixa, com cerca de 7 metros de altura, mas com um forte volume. Para chegar à cachoeira, enfrenta-se uma caminhada, da beira do lago até a cachoeira, que dura aproximadamente 45 minutos. Chegando na cachoeira, ninguém resiste a um refrescante banho em suas quedas, com águas geladas, que correm entre a mata até Lago do Curumú.

Cachoeira do Pancada

SERRA DA ESCAMA

Um dos pontos turísticos mais bonitos do Município de Óbidos, no Oeste paraense, é a Serra da Escama que abriga, em um dos seus picos, a Fortaleza Gurjão.
A Serra da Escama, fica na margem do Lago dos Pauxis, mais conhecido como Laguinho, que na seca tem-se acesso por terra e na cheia através de canoas, barcos, etc. Na outra margem do Laguinho, fica a Cidade de Óbidos.

Fortaleza Gurjão

Para chegar a Fortaleza Gurjão, tem que subir a serra por uma trilha ingrime, pelo meio da mata virgem, por aproximadamente 30 minutos. No alto da serra, com 81 m de altura, está situada a Fortaleza e de onde se tem um visão previlegiada da cidade de Óbidos.

CURUÇAMBA
Igarapé de Curuçamba



  • Transporte para Óbidos: a partir de Santarém, por barco, ou de Belém e Manaus.
________________________________________________________
FONTE:
Paratur - http://www.paraturismo.pa.gov.br/destinos/tapajos_obidos.asp
Chupa Osso - http://www.chupaosso.com.br/turismo.php

0 comentários: