Jaçanã do norte é a ave com os dedos mais longos

 ANIMAL WORLD

  A jaçanã do norte (Jacana spinosa) tem um corpo marrom escuro com uma cabeça e pescoço preto, com 23 cm de altura e dedos surpreendentes, com 11,5 cm de largura e 14 cm de comprimento. Para se ter uma ideia de comparação, é como se um homem de 1,80 m de altura tivesse pés com 90 cm de largura e 1,10 m de comprimento.

Esta bela ave habitante do México e América Central é chamada de “pássaro de Jesus Cristo” por causa de sua habilidade em andar sobre as águas. Os seus dedos longos lhes permitem caminhar sobre a vegetação flutuante nas lagoas rasas, que são o seu habitat preferido. Assim, ela passa parte de sua vida em regiões alagadiças, sem a concorrência de outras aves que não têm pés tão grandes quanto os seus.
A jaçanã do norte se alimenta de insetos na superfície da vegetação, caracóis, vermes, pequenos caranguejos, peixes, moluscos, e sementes.
Outra curiosidade desse animal é que esta ave vive em uma sociedade poliândrico, ou seja, a fêmea tem vários parceiros, em média uns quatro machos, que ocupam diferentes territórios. No período reprodutivo a fêmea copula diversas vezes com todos eles, e depois que põe os ovos, ela escolhe um dos machos, e este cuidara dos ovos e dos filhotes quando nascerem. Além disso, o macho também defenderá os filhotes de qualquer ameaça.
 Referências:
CARWARDINE M. Natureza Radical: o livro dos recordes das plantas e dos animais; tradução de Márcia Frazão. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. 
Northern Jacana (Jacana spinosa). Birds.com. Disponível em: http://www.birds.com/species/k-o/northern-jacana/. Acesso em 25 de Abril de 2015

0 comentários: