Matamatá

 ANIMAL WORLD

Ao ver uma matamatá (Chelus fimbriatus), é quase impossível confundi-la com qualquer outra tartaruga, ela é um animal estremamente bizarro. A mata mata é realmente única. Tem uma carapaça marrom ou preta de até 44.9 cm. A couraça é reduzida, estreita, sem articulações, encurtada na frente e profundamente chanfrada atrás.
A cabeça é bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Tem numerosas abas de pele. Tem dois barbilhos no queixo e dois adicionais barbilhos filamentosos na mandíbula. O focinho é longo e tubiforme. A mandíbula superior não é nem curva nem chanfrada.
Cabeça, pescoço, rabo, e membros são marrons acinzentados nos adultos. O pescoço é bastante longo, mais longo que a vértebra dentro da carapaça, e é franjado com pequenas abas de pele ao longo dos dois lados.
Cada pata dianteira tem cinco garras com membranas nadatórias. Machos tem couraças côncovas e rabos compridos e longos.

Habitam os rios lentos, lagos calmos, pântanos e brejos. Estende-se no norte da Bolívia, leste do Peru, Equador, leste da Colômbia, Venezuela, nas Guianas, e no norte e centro do Brasil.
Prefere águas rasas onde ela possa alcançar a superfície para respirar. Pode segurar a respiração por muito tempo, ficando imóvel no fundo. Prefere rastejar no fundo do que nadar, e provavelmente não se expõe à luz do sol. Uma predadora que espera na espreita, ela fica submersa e imóvel, com suas abas esquisitas a ajudando a se misturar na vegetação cercante, até que um peixe venha perto. A tartaruga impulsiona sua cabeça para fora e abre sua enorme boca o máximo que puder, criando uma pressão que suga a presa dentro da boca da tartaruga. A Matamatá fecha sua boca, a água é expelida lentamente, e o peixe é engolido inteiro. A presa precisa ser apropriadamente do tamanho certo para a tartaruga; Matamatás não conseguem mastigar muito bem devido ao modo que suas bocas são feitas.
As matamatás são Carnívoras, se alimentando de invertebrados aquáticos e peixes.

_______________________________________________________________
Texto e imagens disponivel em :
www.wikipedia.org
www.sweb.cz/turtles.of.the.world/zelvy_sveta_abc.htm
www.acquariofiliaitalia.it

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse bicho é muito feio!!
mas parece um ser pré-histórico!!!!
não é fácil de ser encontrado não viu.

Anônimo disse...

nunca vi esse animal na vida. onde é encontrado? interessante!
júlio